A Microsoft não oferece suporte por tempo indeterminado para os seus sistemas operacionais, a regra é que depois de alguns anos de atualizações e service packs, a empresa para de atualizar os sistemas e parte para novos SO, sugerindo inclusive que os clientes façam o mesmo. Porém o recente ataque do worm(software que se infiltra e permite acesso externo a redes) que instala um ransomware (algo como software que pede algo em troca de funcionalidade que ele travou), o “WCry” ou “WannaCrypt”, e que parece ter derivado de uma ferramenta da NSA (a Agência de Segurança Nacional dos EUA), forçou a Microsoft a liberar atualizações seus SO antigos.
Enquanto que o Windows 10 nunca tenha sido vulnerável, do Windows 7 em diante existiu a falha de segurança, porém a Microsoft lançou uma atualização em Março que resolveu esse problema. Mas infelizmente nem todo mundo mantém seus sistemas atualizados e parte do grande número de infecções foi por conta disso. Preocupados em manter seus clientes protegidos, a Ms lançou atualizações para o XP, Windows Server 2003 e o Windows 8.
A possibilidade do ransomwa se espalhar pela internet sem a interação do lado do usuário vítima é preocupante. Análises na internet foram feitas nessas recentes semanas e mais de 2.3 milhões de computadores estão ocm a porta 445 e “aptos” a serem infectados, desses mais de 2 milhões, 1.3 milhão não estão com seus sistemas operacionais atualizados.
Caso seja o caso de algum computador que você tenha acesso, é importante atualizar o sistema, caso não consiga, existem patches que bloqueiam a vulnerabilidade, e podem ser baixados no fim do post. Outra alternativa é bloquear o acesso externo nas portas 138, 139 e 445 (de preferência no seu roteador).